Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1149
Título: Análise dos fatores que influenciam o desempenho das atividades legislativas numa câmara municipal
Autor(es): Martins, Maria José Silva
Gomes, Thamara Cavalcante
Palavras-chave: Gestão pública
Data do documento: 2016
Citação: MARTINS, M. J. S.; GOMES, T. C. (2016)
Resumo: O presente trabalhado tem por temática: “Que fatores contribuem para o bom desempenho de um vereador, em uma câmara municipal do Maciço de Baturité.” E por objetivo: identificar que fatores influem na execução das atividades dos legisladores municipais, e traçar um perfil simples de cada um deles, para tanto foi necessário realizar um estudo bibliográfico a fim de entender como teoricamente e legalmente deveria ser as funções de um vereador, para tornar possível um comparativo com a realidade, observada no acompanhamento da rotina dos mesmos, a coleta de dados além de bibliográfica também foi de campo, onde por vários meses nos fizemos presente nas mais variadas atividades realizadas pela câmara, observando e pontuando o que cada um falava ou fazia, foi necessário entrevista com funcionários, e com os próprios legisladores, e surgindo inclusive a necessidade de conversar com a população, na busca de responder novos questionamentos que foram surgindo no decorrer da pesquisa. No desenvolvimento da pesquisa foi diagnosticada que uma das maiores dificuldades dos vereadores em exercer suas atividades é o próprio povo, que os elegeu, porem não cobram, não fiscalizam e por vezes desconhecem ou ignoram as reais funções deles, dai á contradição, que faz com que a população transforme os legisladores em uma forma de suprir necessidades matérias em carência, como compra de medicamentos, pagamento de agua, luz entre outros. E para tanto se faz necessário uma campanha de caráter educativo, e de conscientização não para por fim a esse vicio de adquirir benefícios próprios, mas sim para incentivar a população a participar das atividades legislativas, para que passem a cobrar dos vereadores o seu real papel.
Descrição: MARTINS, Maria José Silva; GOMES, Thamara Cavalcante. Análise dos fatores que influenciam o desempenho das atividades legislativas numa câmara municipal. 2016. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1149
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTINS, Maria José Silva; GOMES, Thamara Cavalcante.pdf2016_nono_mjsmartins;tcgomes.pdf563,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.