Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1159
Título: Condições de trabalho e riscos ocupacionais do enfermeiro no âmbito da Estratégia de Saúde da Família
Autor(es): Jesus, Thaiane Barbosa de
Palavras-chave: Enfermagem
Medicina do trabalho
Segurança do trabalho
Data do documento: 14-Mai-2018
Citação: JESUS, T. B. (2018)
Resumo: O estudo tem como objetivo descrever as condições de trabalho que o enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (ESF) está submetido e conhecer os principais riscos ocupacionais associados ao seu cotidiano de trabalho. Possui abordagem qualitativa, natureza descritiva e teve como participantes da pesquisa, seis enfermeiras. Foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a observação sistemática e para a análise dos dados foi adotada a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o trabalho era realizado através de cooperativa, com carga horária de 40 horas semanais e com alta rotatividade profissional. As condições de trabalho eram precárias, grande parte possuía equipe completa, contudo com carência quanto aos recursos materiais. As enfermeiras eram responsáveis por atividades gerenciais, assistenciais, de supervisão e pelas atividades extramuros. Apresentavam uma boa relação interpessoal, apesar de algumas dificuldades com a equipe multiprofissional e com a gestão. Afirmavam exposição aos riscos ocupacionais do tipo físico, químico, biológico, ergonômico e psicossocial. Nesse sentido, o trabalho exercido pelas enfermeiras oferece uma constante exposição aos riscos ocupacionais e podem proporcionar condições que interfiram na sua saúde, podendo originar impactos tanto físicos como mentais.
Descrição: JESUS, Thaiane Barbosa de. Condições de trabalho e riscos ocupacionais do enfermeiro no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1159
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_thaianejesus.pdf2018_mono_thaianejesus.pdf332,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.