Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1161
Título: Os efeitos positivos das políticas públicas em um município do Recôncavo Baiano
Autor(es): Anjos, Edmilson Bispo dos
Palavras-chave: Política pública
Programa de Acolhimento Social - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 14-Nov-2018
Citação: ANJOS, E. B. (2018)
Resumo: Todas as ações voltadas para atender os anseios ou necessidades de uma sociedade e\ou parte dela têm um papel essencial na promoção de eventos capazes de gerar condições e efeitos positivos que possam modificar a vida das pessoas componentes dessa sociedade. O estado, principal provedor e financiador de políticas públicas, na maioria das vezes, assume o papel de gestor e vetor dessas políticas, contando algumas vezes, com o apoio e atitude da sociedade civil, entidades filantrópicas, organizações do terceiro setor e, até mesmo, a iniciativa privada para desenvolver as atividades inerentes das políticas implantadas e voltadas para atingir o objetivo de levar os benefícios específicos a cada parcela social, observando sempre, a particularidade populacional, contexto histórico e principalmente suas reivindicações. Esta produção literária é um instrumento voltado para conclusão do aprendizado acadêmico do seu autor no curso de Gestão Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofônia Afro-Brasileira e têm como principal ambiente de pesquisa um município localizado no Recôncavo Baiano, com população estimada em trinta e oito mil habitantes, segundo último senso do IBGE de 2010, sabendo que, essa população, na sua maioria, é composta por pessoas de baixa renda e o município possui pouco desenvolvimento econômico, más com um forte amparo no que diz respeito a implementação de políticas públicas, ainda, segundo o IBGE. O trabalho busca mostrar, também de maneira objetiva, como uma política pública implantada em um município do Recôncavo Baiano provoca efeitos positivos direta ou indiretamente na vida da população municipal. Utilizando para em sua contextualização informações e dados necessários, baseados em pesquisas literárias, entrevistas e análise adquirida por meio de visitas à ambientes ou pessoas que forneçam o conteúdo informativo necessário para endossar o referido trabalho. Na pesquisa foi utilizada ferramentas metodológicas capazes de fornecer informações claras e que proporcionaram adquirir um maior conhecimento sobre o tema abordado. Como principal método para obtenção das informações foi a utilizado entrevistas com coordenadores e beneficiários diretos e indiretos do PAS no município. As informações obtidas durante a pesquisa proporcionaram ao mesmo um entendimento empírico, no diz respeito aos estudos de obras literárias sobre políticas públicas e um conhecimento prático sobre a forma como essas políticas se desenvolvem e o quanto elas são capazes de influenciar na vida das pessoas e na sociedade a qual elas fazem parte. Os resultados alcançados levaram o autor a ter uma nova visão de políticas públicas e como o papel de uma política no município pesquisado é importante para sua população.
Descrição: ANJOS, Edmilson Bispo dos. Os efeitos positivos das políticas públicas em um município do Recôncavo Baiano. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1161
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_edmilsonanjos.pdf2018_mono_edmilsonanjos.pdf258,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.