Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1180
Título: Município de Barreira
Título(s) alternativo(s): história, memória e oralidade (1901-2016)
Autor(es): Santos, Antônio Cláudio Oliveira dos
Palavras-chave: Ceará – História
Ceará – Barreira – História
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, A. C. O. dos (2016)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo contar a História do Município de Barreira-Ceará, uma das cidades pertencentes aos treze Municípios do Maciço de Baturité. As fontes de pesquisa foram alguns arquivos da Secretaria de Cultura do Município, arquivos pessoais que venho colecionando desde o ano de 2005, assomados as memórias orais e algumas vezes imagéticas que nos chegaram através dos álbuns fotográficos dos antigos moradores da cidade de Barreira. A metodologia do trabalho foi qualitativa e bibliográfica, visitamos e conversamos com moradores da cidade travando diálogos informais com base em entrevistas em questionários semiestruturados. Destacamos ainda a cultura do povo barreirense, as expressões populares, a religiosidade, a economia, a história política e o modo de vida que constitui o povo barreirense. Somos sabedores que a cultura é o lugar da expressão do coletivo como memória partilhada, portanto, nosso interesse é tentar compreender, identificar e apresentar a história de Barreira como fato histórico contextualizado, que nos chegou tanto através das diversas falas dos moradores, como também através dos documentos históricos que nos foi possível localizar. Podemos dizer que o indivíduo que se relaciona com a História, a cultura e a arte, é capaz de observar as relações entre o homem e a realidade social promovendo o exercício do pensamento crítico. O objetivo principal deste trabalho é resgatar a história política, econômica e cultural de Barreira numa dupla perspectiva, através da memória de seus moradores e das fontes documentais disponíveis. Com isso, visamos, sobretudo, conhecer, e quem sabe, tornar público, os fatos relevantes e muitas vezes corriqueiros, mas que fazem parte da memória e História da cidade. Para a construção deste estudo foi realizado pesquisas com moradores antigos (em sua maioria, no presente momento, em memoriam), moradores que construíram e fazem parte da história local, pessoas que conhecem Barreira em seus momentos fundacionais, quando a mesma se tornou emancipada da cidade de Redenção no ano de 1987. Ao realizar essa pesquisa, intencionamos contribuir de forma intelectual, já que sou morador da cidade de Barreira e estudante em uma universidade que está situada no Maciço de Baturité, sugerindo a implantação de políticas públicas e culturais favoráveis ao resgate da história e memória da cidade como patrimônio do povo de Barreira.
Descrição: SANTOS, Antônio Cláudio Oliveira dos. Município de Barreira: história, memória e oralidade (1901-2016). 2016. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1180
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_acosantos.pdf2016_mono_acosantos.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.