Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
Título: Cooperação internacional Brasil - África
Título(s) alternativo(s): programa cooperação tripartida prosavana em Moçambique
Autor(es): Vaz, Farã
Palavras-chave: Cooperação internacional
Cooperação Sul-Sul
Data do documento: 2016
Citação: VAZ, F. (2016)
Resumo: O Brasil, no período de 2003 a 2010, direcionou a sua política externa para o continente africano, dentro de um contexto em que deixou de ser mero receptor da cooperação para se tornar um financiador, especializado na cooperação técnica para o desenvolvimento. Esse trabalho, como pesquisa de graduação, tem como objeto de investigação o Programa de Cooperação Tripartida Brasil, Japão e Moçambique (Prosavana-JBM). O ProSavana é conhecido como Programa de desenvolvimento de agricultura de agronegócios na savana moçambicana. A nossa pesquisa visa entender a cooperação internacional Sul-Sul Brasil-África, analisar a cooperação Brasil-África, o Programa ProSavana-JBM em Moçambique no Corredor de Nacala, compreender a concepção de desenvolvimento posta em prática no ProSavana no domínio da agricultura, bem como apreender a visão dos movimentos sociais das comunidades e agricultores, na implementação do programa investigado, bem como a resistência de movimentos sociais contra o Programa. Para tanto combina-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a avaliação da quinta geração
Descrição: VAZ, Farã. Cooperação internacional Brasil - África: programa cooperação tripartida prosavana em Moçambique. 2016. 129 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_fvaz.pdf2016_mono_fvaz.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.