Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1192
Título: A organização social, política e religiosa dos Balanta
Título(s) alternativo(s): usos, costumes e rituais
Autor(es): Siga, Fernando
Palavras-chave: Participação social. II. Povo Balanta
Data do documento: 2015
Citação: SIGA, F. (2015)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar a organização social, política e religiosa do povo Balanta. O estudo revela que o universo desse povo vai além das meras práticas e costumes. Tentaremos entender as manifestações religiosas desse povo e sua visão do mundo. A visão dos Balanta diferencia-se da visão de muitos outros povos guineenses por conta de alguns de seus princípios de vida: ser valente, não faltar a verdade e ser humilde, recusando a humilhação. Por outro lado, eles sempre estão ligados ao “NGHALA’’: ser supremo e criador da natureza. Na dimensão religiosa desse povo, vem o ‘’ NGHALA’’, em primeiro lugar; os ancestrais (Bidam), em segundo, e os espíritos com diversos poderes de bem e de mal, em terceiro. Lembrando que a organização social dos Balanta é horizontal. Isto é, não existe um chefe/regulo. Existe um conselho dos anciões. Nesse conselho, só quem for iniciado é aceite. O verdadeiro homem nessa cultura não é meramente aquele que mostra que sabe muito e é corajoso, mas quem respeita a sua palavra.
Descrição: SIGA, Fernando. A organização social, política e religiosa dos Balanta: usos, costumes e rituais. 2015. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1192
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_mono_fsiga.pdf2015_mono_fsiga.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.