Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1197
Título: O ano da abolição no Ceará
Autor(es): Ferreira, Edglan Lima
Palavras-chave: Escravidão – Ceará – História
Ceará – história – abolição da escravidão
Data do documento: 2015
Citação: FERREIRA, E. L. (2015)
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar o movimento abolicionista cearense entre janeiro de 1883 e meados de 1884, através das páginas do Libertador, jornal criado pela Sociedade Cearense Libertadora no ano de 1881. Através dessa análise pude fazer um painel do movimento de emancipações em massa que acontecia por todo território cearense, no âmbito de um movimento em favor das libertações de todos cativos existentes na província. Analisando os dados apresentados pelo Libertador e comparando-os com os números do censo populacional de 1872 para a província, nota-se que nos primeiros meses de 1883 houve uma tímida onda de libertações, restrita a locais em que a quantidade de escravos em relação ao total da população era pouco relevante. A maior parte das emancipações ocorreu nos meses finais do movimento, de janeiro a março de 1884. Este trabalho aborda ainda a autorrepresentação do movimento abolicionista cearense através das páginas de seu principal órgão de propaganda, e a forma como o jornal utilizou as primeiras emancipações municipais, pouco significativas numericamente, como instrumento de pressão em relação aos municípios em que ainda existiam escravos.
Descrição: FERREIRA, Edglan Lima. O ano da abolição no Ceará. 2015. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1197
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_mono_elferreira.pdf2015_mono_elferreira.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.