Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1208
Título: Os desafios da prática interdisciplinar no Bacharelado em Humanidades da Unilab
Título(s) alternativo(s): um estudo de caso
Autor(es): Gertrudes, Jezabel Mitsa do Nascimento
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data do documento: 2014
Citação: GERTRUDES, J. M do N. (2014)
Resumo: A interdisciplinaridade vem sendo debatida na Europa e nos EUA desde a década de sessenta; no Brasil, segundo Fazenda (1994), essa discussão é bem recente. Por ser recente, muitas são ainda as questões em aberto, a começar pelo próprio conceito de “interdisciplinar”. Várias são as dúvidas quanto ao fazer interdisciplinar e aos porquês de buscar uma formação interdisciplinar. O presente trabalho, um estudo de caso, tem por objetivo pesquisar e compreender a interdisciplinaridade dentro do Bacharelado Interdisciplinaridade em Ciências Humanas (BHU) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): quais são os desafios enfrentados por docentes do BHU para superar sua própria formação, muitas vezes marcadamente disciplinar, e lecionar em uma proposta diferenciada? A fim de compreender os desafios da docência interdisciplinar, elaboramos um questionário e o aplicamos a oito docentes que lecionam no BHU – um de cada área constitutiva do BHU, a saber: Antropologia, História, Sociologia, Filosofia, Pedagogia, Linguística, Literatura e Língua Inglesa – também construímos e aplicamos um questionário a oito discentes em fase de conclusão da graduação, para compreender o que docentes e discentes pensam sobre a proposta interdisciplinar no BHU. O maior desafio apontado pelos docentes que fizeram parte dessa pesquisa é o de superar a própria formação acadêmica, já que quase todos os entrevistados vêm de uma formação disciplinar, isto ficou claro quando da dificuldade dos docentes em apresentar o que têm feito para colocar em prática a interdisciplinaridade, para que ela possa “sair do mundo das ideias e se efetivar”, como destaca Fazenda (1979). Já os discentes se mostraram incapazes de compreender a interdisciplinaridade dentro do bacharelado e quais as características que fazem do Bacharelado em Ciências Humanas um curso diferente dos outros.
Descrição: GERTRUDES, Jezabel Mitsa do Nascimento. Os desafios da prática interdisciplinar no Bacharelado em Humanidades da Unilab: um estudo de caso. 2014. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1208
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes.pdf2014_mono_jmdongertrudes.pdf553,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.