Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1208
Title: | Os desafios da prática interdisciplinar no Bacharelado em Humanidades da Unilab |
Other Titles: | um estudo de caso |
Authors: | Gertrudes, Jezabel Mitsa do Nascimento |
Keywords: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | GERTRUDES, J. M do N. (2014) |
Abstract: | A interdisciplinaridade vem sendo debatida na Europa e nos EUA desde a década de sessenta; no Brasil, segundo Fazenda (1994), essa discussão é bem recente. Por ser recente, muitas são ainda as questões em aberto, a começar pelo próprio conceito de “interdisciplinar”. Várias são as dúvidas quanto ao fazer interdisciplinar e aos porquês de buscar uma formação interdisciplinar. O presente trabalho, um estudo de caso, tem por objetivo pesquisar e compreender a interdisciplinaridade dentro do Bacharelado Interdisciplinaridade em Ciências Humanas (BHU) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): quais são os desafios enfrentados por docentes do BHU para superar sua própria formação, muitas vezes marcadamente disciplinar, e lecionar em uma proposta diferenciada? A fim de compreender os desafios da docência interdisciplinar, elaboramos um questionário e o aplicamos a oito docentes que lecionam no BHU – um de cada área constitutiva do BHU, a saber: Antropologia, História, Sociologia, Filosofia, Pedagogia, Linguística, Literatura e Língua Inglesa – também construímos e aplicamos um questionário a oito discentes em fase de conclusão da graduação, para compreender o que docentes e discentes pensam sobre a proposta interdisciplinar no BHU. O maior desafio apontado pelos docentes que fizeram parte dessa pesquisa é o de superar a própria formação acadêmica, já que quase todos os entrevistados vêm de uma formação disciplinar, isto ficou claro quando da dificuldade dos docentes em apresentar o que têm feito para colocar em prática a interdisciplinaridade, para que ela possa “sair do mundo das ideias e se efetivar”, como destaca Fazenda (1979). Já os discentes se mostraram incapazes de compreender a interdisciplinaridade dentro do bacharelado e quais as características que fazem do Bacharelado em Ciências Humanas um curso diferente dos outros. |
Description: | GERTRUDES, Jezabel Mitsa do Nascimento. Os desafios da prática interdisciplinar no Bacharelado em Humanidades da Unilab: um estudo de caso. 2014. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1208 |
Appears in Collections: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes.pdf | 2014_mono_jmdongertrudes.pdf | 553,16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.