Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1248
Título: Performance e oralidade
Título(s) alternativo(s): contador de lendas da tradição indígena Pitaguary de Monguba
Autor(es): Araújo, Michelle Andrade
Palavras-chave: Tradição oral
Contação de história
Data do documento: 2017
Citação: ARAÚJO, M. A. (2017)
Resumo: A pesquisa tem por objetivo investigar de forma qualitativa e a partir desta fazer um estudo etnográfico sobre o contador de lendas indígenas Pitaguary. Analisaremos o perpassar destas lendas e de que forma elas são contadas, criteriosamente será observado a performance do contador, os locais onde esta contação acontece, bem como, os ritos e as tradições do povo indígena Pitaguary de Monguba localizada no município de Pacatuba – CE. Foram realizadas algumas visitas a aldeia despertando o interesse pela pesquisa da tradição oral deste povo. A tradição oral é um registro tratado com pouca importância pelo povo ocidental que ressalta a escrita como comprovação da existência da cultura de determinado povo. Sabemos que a oralidade é a composição de testemunhos que são registrados oralmente de geração em geração, e que o registro não precisa ser escrito para ter veracidade. A oralidade é importante para a sobrevivência das histórias de um povo, o ato de contar dentro de uma comunidade indígena, renova, refaz e ressignifica a tradição oral na contação das lendas. A oralidade não depende da tradição escrita, os contadores de histórias fazem o uso dessa ferramenta como um exercício de sua função social. A oralidade é um elemento importante que afirma o caráter social da memória e faz com que haja troca de saberes aos indivíduos pertencentes ao grupo, é um instrumento socializador da memória. Nas culturas indígenas a tradição oral é uma ferramenta usada para o ensinamento, que agrega valor à memória através da prática social, do ato de narrar que dá significado às tradições, por meio da contação de histórias como um patrimônio imaterial. A tradição oral contribui para o processo de valorização das especificidades sócio culturais. A tradição oral se apresenta nos contos, nos mitos, nas canções, nas rezas.
Descrição: ARAÚJO, Michelle Andrade. Performance e oralidade: contador de lendas da tradição indígena Pitaguary de Monguba. 2017. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1248
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Araújo, Michelle Andrade.pdf2017_mono_maaraújo.pdf610,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.