Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1250
Título: O estigma da Hanseníase e a política de confinamento
Autor(es): Carlos, Vera Lúcia Fernandes
Palavras-chave: Hanseníase
Hanseníase – Centro de convivência Antônio Diogo
Data do documento: 2014
Citação: CARLOS, V. L. F. (2014)
Resumo: Nesta monografia vou tentar descobrir a origem do estigma da hanseníase no Centro de convivência Antônio Diogo. A hanseníase é uma doença causada pelo mico bacterium leprae, descoberto por Amauer Gerhard Henrik Hansen, em 1873. Trata-se de uma patologia infectocontagiosa de evolução prolongada e quando não é identificada e tratada pode causar deformidade física. A hanseníase legitimou a exclusão de pessoas em todas as partes do mundo. Causando medo na população, sendo associada a castigo e ao sobrenatural. No Ceará foi igualmente, discriminatório e excludente. Como a Ciência demorava em encontrar o tratamento e a cura, o Estado procurou afastar da sociedade todos os morféticos, provocando estigma e preconceito. Na Bíblia Sagrada, antigo testamento em Levítico, descreve-se que o sacerdote ficara responsável por diagnosticar os doentes e afastá-los do resto da comunidade. Duas Leis no Brasil relacionadas a doença foram criadas em perspectivas distintas. A primeira, Lei Federal nº 610/1949, que justificava isolamento compulsório. Em 1981, foi fundado o MORHAN (Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase), que através dos movimentos sociais conseguiram a aprovação da Lei Federal nº 11.520/2007, que dispõe pensão vitalícia para os adultos que sofreram isolamento compulsório
Descrição: CARLOS, Vera Lúcia Fernandes. O estigma da Hanseníase e a política de confinamento. 2014. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1250
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vera Lúcia Fernandes Carlos.pdf2014_mono_vlfcarlos.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.