Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1251
Título: História da Educação em Moçambique
Autor(es): Intanquê, Sabino Tobana
Palavras-chave: Educação - Moçambique
Data do documento: 2016
Citação: INTANQUÊ, S. T. (2016)
Resumo: INTANQUÊ, Sabino Tobana. História da Educação em Moçambique. Redenção, 2016. TCC (Bacharelado em Humanidades) – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), 2016. O presente Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) tem como objetivo analisar o sistema educativo de Moçambique, discutir a educação no país antes e depois da chegada dos colonizadores portugueses e até os momentos atuais. O trabalho ainda visa compreender o avanço do sistema educativo de Moçambique que possibilitou o desenvolvimento do país na referida área, pois é sabido que a educação teve uma grande contribuição na formação do povo moçambicano e ajudou bastante a tomada de consciência, onde a educação se tornou prioritária para possibilitar uma revolução contra o jugo colonial. Falando da educação em Moçambique, é muito interessante relatarmos aqui, que devido ao empenho do Estado moçambicano, o setor da educação passou a ganhar um enorme avanço, alcançando os resultados esperados. Nesta ótica, este trabalho sinaliza os avanços que a educação deu a Moçambique, fazendo com que um número considerável da população passasse a ter o acesso à educação. Por outro lado, este trabalho enfatiza a importância que a educação teve em Moçambique durante a luta da libertação do país. Conclui-se, a partir do estudo, que quando a educação é convertida em prioridade, através de políticas públicas de Estado para a educação, a probabilidade de alcançar altos níveis de desenvolvimento socioeconômico e educacional é maior, a exemplo das conquistas alcançadas em Moçambique logo após a proclamação da independência (1975), pois conseguiu-se baixar os altos índices de analfabetismo herdados do colonizador.
Descrição: INTANQUê, Sabino Tobana. História da Educação em Moçambique. 2016. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1251
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Intanquê, Sabino Tobana.pdf2013_mono_stintanque.pdf812,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.