Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1252
Título: As práticas de cura na umbanda em Redenção - CE
Autor(es): Lima, Antonio Ailton de Sousa
Palavras-chave: Umbanda - Rituais
Religião afro-brasileira
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, A. A. de S. (2016)
Resumo: As práticas de cura na umbanda em Redenção O seguinte trabalho intitulado “As Práticas de cura na Umbanda em Redenção” faz uma análise sócio histórico sobre a religião afro-brasileira. De origem africana, que nasceu da decorrência da necessidade de um sincretismo religioso. A umbanda é uma religião com princípios e fundamentos próprios, na qual sempre visa a caridade e o bem ao próximo. O trabalho tem por objetivo descrever os rituais de cura, e recolher relatos dos diversos pacientes com suas diversas patologias sejam elas carnais ou espirituais, de tal maneira, saber como se deu o processo realizado para a obtenção da cura, deixando bem claro que a religião e seus sacerdotes são apenas um instrumento mediadores do processo de cura. Consistindo em um método etnográfico, é realizado toda uma análise dos rituais e do cotidiano de cada de terreiro, na qual a entrevista é nosso principal recurso para legitimar o objetivo da pesquisa, que é o estudo sobre a cura dentro das religiões afro-brasileiras. Com os resultados da pesquisa é notório e comprovado que é possível obter a cura dentro dos terreiros de umbanda, onde o paciente é um dos principais intermediadores do próprio processo, afinal além de toda uma ritualística é necessário que o paciente tenha fé, e acredite que conseguira sarar de suas patologias.
Descrição: LIMA, Antonio Ailton de Sousa. As práticas de cura na umbanda em Redenção - CE. 2016. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1252
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_aadeslima.pdf2016_mono_aadeslima.pdf865,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.