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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1260
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ié, Ivo Aloide | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T17:14:14Z | - |
dc.date.available | 2019-02-19T17:14:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.citation | IÉ, I. A. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1260 | - |
dc.description | IÉ, Ivo Aloide. Desafios do ensino escolar da Guiné-Bissau na perspectiva do letramento. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho estuda o conceito de letramento e sua contribuição para o desenvolvimento de ensino escolar, com aplicação à realidade da Guiné-Bissau. O objetivo é contribuir para o enfrentamento dos desafios que o sistema educativo daquele país enfrenta no que diz respeito à língua de ensino escolar. As referências teóricas têm apoio em autoras brasileiras e guineenses, com destaque a Soares (2003; 2014; 2015), Kleimann (2012,), Rojo (2012) e Embaló (2010). A metodologia é qualitativa, exploratória, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a alunas e alunos guineenses da Unilab-BA, para coleta de informações. Resultados indicam que na Guiné-Bissau a maioria absoluta da população não fala português, tem contato com essa língua apenas na escola, usa mais a modalidade escrita e quase a totalidade dos entrevistados quer oficializar a língua guineense (crioulo da Guiné); naquele país prevalece ainda a prática pedagógica centrada na alfabetização; lá é significativa a oralidade e há diversidade linguística; a educação tradicional ocorre por meio da oralidade, prática não valorizada pela alfabetização escolar, que foca apenas a escrita. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação básica - Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Letramento - Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Linguagens e línguas - Estudo e ensino - Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Desafios do ensino escolar da Guiné-Bissau na perspectiva do letramento | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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