Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amaral, Liliane Brito do | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T18:42:26Z | - |
dc.date.available | 2019-02-19T18:42:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-01 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, L. B. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1264 | - |
dc.description | AMARAL, Liliane Brito do. Letramento digital: o uso de ferramentas tecnológicas como contribuição para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante de uma sociedade que vem evoluindo com os avanços tecnológicos, é de suma importância observar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm contribuído nos espaços educacionais para o desenvolvimento da cultura digital dos futuros cidadãos. Nesse sentido, este trabalho pretende investigar como tem acontecido a presença das TDICs no cotidiano escolar do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santo Amaro, Bahia. O objetivo é entender como os estudos de letramento digital encontram-se presentes na escola e nos processos de ensino-aprendizagem. Pretende-se levantar reflexões sobre a importância da formação docente e suas práticas pedagógicas e como está acontecendo o direcionamento dos usos da tecnologia, por exemplo, o celular, no cotidiano escolar. O método utilizado foi de cunho qualitativo com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário em pesquisa de campo, aplicando-se procedimentos interpretativos para analisar os dados coletados. Esses estudos poderão servir de estratégia para tornar o aprendizado mais eficaz para alunos e professores que vivem no mundo rodeado pela cultura digital. O uso das TDICs pode ser uma estratégia que pode ajudar na relação entre professores e alunos, para traçar novos caminhos com trocas de experiências, tornando professores, alunos e escola mais participativos e colaborativos no mundo contemporâneo onde as tecnologias estão altamente presentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.title | Letramento digital: o uso de ferramentas tecnológicas como contribuição para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_mono_lamaral.pdf | 540,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.