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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mane, Albertinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T18:54:49Z | - |
dc.date.available | 2019-03-12T18:54:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MANE, A. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1311 | - |
dc.description | MANE, Albertinho. Gestão participativa nas Universidades Federais: o caso do Conselho Universitário da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 2018. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão participativa nas últimas décadas tornou-se centro das grandes atenções, discussões e debates. Aliás, constitui-se uma preocupação para alguns políticos e também para as autoridades locais devido à má prática na prestação dos serviços público. Entretanto, a gestão participativa é considerada uma das melhores ferramentas para suprir o déficit na prestação do serviço público através da descentralização do poder. Nesta lógica, torna-se importante o papel da sociedade no que tange as tomadas de decisão, o controle dessas decisões. O trabalho objetiva-se em analisar o processo da gestão participativa na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- (UNILAB). O presente estudo expõe sobre o conceito de velha gestão e a nova gestão (participativo, democrática), e a gestão universitária como o foco do nosso estudo. Esta pesquisa é caracteristicamente de natureza qualitativa. Para elaboração dessa investigação utilizamos desenho de pesquisa do tipo de estudo de caso e entrevista não estruturada. Esta técnica permitiu-nos analisar como é que se dá o processo de tomada de decisões. Assim, constatamos que o processo de tomada de decisão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileiro é participativo, por que abarca as seguintes representações, dos docentes, discentes e técnicos administrativos, mas só que não deixa de ser centralizado no sentido que os professores representam 70% de voto e os alunos 15% e técnicos 15%. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Controle social | pt_BR |
dc.title | Gestão participativa nas Universidades Federais | pt_BR |
dc.title.alternative | o caso do Conselho Universitário da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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