Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mata, Elvira Fernandes Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T14:26:23Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T14:26:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-22 | - |
dc.identifier.citation | MATA, E. F. M. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1367 | - |
dc.description | MATA, Elvira Fernandes Mendes da. A implementação do Lung’ie no currículo escolar como forma de resgate da identidade da população na Ilha do Príncipe. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de monografia tem como seu principal foco analisar e compreender qual o impacto da implementação do lung’Ie como disciplina nas escolas da ilha do Príncipe. O lung’Ie é uma língua autóctone que não goza de prestígio junto à sociedade principense, o que contribui para sua eminente extinção. Nessa perspectiva, o ponto inicial da pesquisa é demostrar como se dá o estatuto de ameaça da língua e quais são as causas que fomentam o declínio de seus falantes, procurando assim ajudar na análise do cenário social de uma língua que representa parte de uma cultura não valorizada. É de salientar que o lung’Ie subsiste na ilha por causa dos mais velhos, ou seja, são os falantes idosos que sabem falar a referida língua. No entanto, sendo os idosos os que mais sabem o lung’Ie, muitos dos mais novos não os procuram para aprender. Assim umas das causas também da extinção do lung’Ie é a falta de interesse dos jovens. Para fins metodológicos, o estudo aplicou questionários aos alunos e professores de lung’Ie nas escolas do Príncipe. Em seguida, foram feitas as análises dos questionários aplicados, cujo objetivo principal foi a identificação dos fatores que podem promover ou dificultar o resgate da relação de identidade do lung’Ie entre os principenses no ambiente escolar. Além disso, os métodos utilizados para a pesquisa ajudarão a compreender quais seriam as causas para o baixo aprendizado do ensino do lung’Ie. Assim, a pesquisa buscou identificar ações que possam impedir a extinção, colaborando para uma implementação mais efetiva do ensino do lung’Ie no currículo escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Características nacionais | pt_BR |
dc.subject | Linguística - São Tomé e Príncipe | pt_BR |
dc.subject | Língua Lung’ie - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A implementação do Lung’ie no currículo escolar como forma de resgate da identidade da população na Ilha do Príncipe | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_mono_emata.pdf | 2018_mono_emata.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.