Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1378
Título : O trabalho do NASF na estratégia de saúde da família e as contribuições do serviço social: uma revisão integrativa
Autor : Pereira, Elane Souza de Oliveira
Palabras clave : Cuidados médicos ambulatoriais - Brasil
Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica
Serviço social com a família - Brasil
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Fecha de publicación : 13-jul-2018
Citación : PEREIRA, E. S. O. (2018)
Resumen : A Estratégia de Saúde da Família (ESF) aparece como um novo modo de se trabalhar a saúde pública e de ampliar a resolubilidade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, indo para mais perto das famílias, comunidades e territórios, consumando, desta forma, os princípios ordenadores e organizativos do SUS. Assim, o NASF-AB surge como importante estratégia para ampliação da efetividade e qualidade das ações da ESF. E a atuação do Serviço Social aparece como importante recurso, sendo chamados a serem viabilizadores no que tange a garantia de direitos sociais e acesso universal, equitativo e integral a saúde. E estes são desafiados a desenvolver competências e habilidades para atuar diante das refrações da Questão Social. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva compreender o trabalho do NASF-AB na Estratégia de Saúde da Família e as contribuições do Serviço Social, destacando a relevância do trabalho realizado por esta rede de cuidados para a promoção da saúde pública de qualidade. Nesta perspectiva, a ESF com o apoio do NASF-AB gera maior proximidade com os usuários e com a comunidade atuando em diferentes territórios e alcançando diferentes demandas nos campos. A Saúde Pública ganha muito com a inserção de Assistentes Sociais no NASF-AB, pois estes contribuem como importantes recursos e viabilizadores no que tange a garantia de direitos sociais e acesso universal, equitativo e integral a saúde.
Descripción : PEREIRA, Elane Souza de Oliveira. O trabalho do NASF na estratégia de saúde da família e as contribuições do serviço social: uma revisão integrativa. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1378
Aparece en las colecciones: Monografia - Especialização em Saúde da Família

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_mono_epereira.pdf2018_mono_epereira.pdf282,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.