Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1379
Título: Atuação do enfermeiro na orientação do aleitamento materno nas unidades básicas de saúde
Autor(es): Santos, Neidjane Nery dos
Palavras-chave: Aleitamento materno
Enfermagem neonatal
Leite humano
Serviços de saúde à maternidade
Data do documento: 7-Nov-2018
Citação: SANTOS, N. N. (2018)
Resumo: Introdução: O leite materno é o alimento ideal para o lactente devido às suas propriedades nutricionais e imunológicas, protegendo o recém-nascido de infecções, diarreia e doenças respiratórias, permitindo seu crescimento e desenvolvimento saudável. Objetivo: descrever a importância do aleitamento materno para o binômio e identificar a políticas de apoio na amamentação exclusiva. Método: trata-se de um artigo de revisão integrativa da literatura mediante os descritores: introdução precoce de alimentação complementar, riscos e consequências ao lactente, com um recorte temporal de 2006 a 2018. Resultados: Entre os fatores que dificultam a prática do aleitamento materno destacam-se: leite fraco ou insuficiente, pouco incentivo dos profissionais de saúde para a prática de aleitamento materno exclusivo, falta de conhecimento da mãe sobre a importância do aleitamento materno. Já entre os fatores causadores do desmame precoce, destacam-se: uso de chupeta, o retorno da mãe ao trabalho. Considerações finais: A manutenção do aleitamento materno após a alta hospitalar continua sendo um desafio no cuidado desta população, tanto para as mães quanto para os profissionais nas unidades básicas de saúde. A amamentação possui um papel importante no desenvolvimento neuropsicomotor e no crescimento saudável dos recém-nascidos, assim como na prevenção de doença metabólica e da obesidade.
Descrição: SANTOS, Neidjane Nery dos. Atuação do enfermeiro na orientação do aleitamento materno nas unidades básicas de saúde. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1379
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_arti_nsantos.pdf2018_arti_nsantos.pdf179,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.