Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1392
Título: História e expansão da Igreja Universal do Reino de Deus em Antônio Diogo
Autor(es): Matos, Carmem Paula Aragão
Palavras-chave: Igreja Universal do Reino de Deus
Neo pentecostalismo brasileiro
Protestantismo
Data do documento: 2016
Citação: MATOS, C. P. A. (2016)
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo principal discorrer sobre a História da Igreja Universal do Reino de Deus, a partir de uma visão sociólogica. É importante salientar que o mesmo surgiu de uma busca pessoal para entender os conflitos pertinentes a mesma. Procurando ser o mais imparcial possivel haja vista que também fiz parte da referida igreja o presente trabalho vem elencar além do surgimento da mesma como sua filosofia tem atraido inúmeras pessoas em busca de supostos milagres que como um passe de mágica supõe-se mudar a vida ou o futuro das mesmas. Diante dessa inquietação mergulhei no firme propósito de desvendar o comportamento do ser humano a partir da perspectiva sociológica para tanto busquei além da pesquisa bibliográfica onde foi fundamentada toda a trajetória da igreja em questão e do movimento neopetencostal balizar os conhecimentos para realização do trabalho em questão. Falar de religião, ou denominações religiosas sempre surge a baila a velha mistica de que religião e politica não se discute, mas neste momento não vem ao caso haja vista a necessidade preeminente de alardar maiores informaçãoes acerca de um fenômeno que tem causado um verdadeiro frisson no meio evangélico. Considerando que o ser-humano busca todos os dias uma justicativa para sua vida e muitas vezes a religião vem dá esse sentido. O impacto do neopentecostalismo tem sido particularmente sentido pelas igrejas evangélicas do Brasil. O protestantismo brasileiro não é mais o mesmo desde que surgiu o novo movimento. O “sucesso” do novo movimento tem sido especialmente cativante para os líderes de muitas igrejas, levando-os a acreditar que, se adotarem os mesmos métodos e ênfases, suas igrejas também irão obter o tão sonhado crescimento. Mas é necessário ressaltar que embora esses pessoas que pregam esse pseudoevangelho contribuam para que esses fiéis se tornem instrumentos para a conversão e transformação de vidas de milhares de brasileiros, muitos deles anteriormente entregues aos vícios, vivendo em miséria e violência. Um número incontável de pessoas tem encontrado nas igrejas neopentecostais um ambiente de calor humano, dignidade e valorização pessoal que jamais haviam experimentado até então. E conclui-se que em detrimento da posição dessas igrejas e os lideres das mesmas tem se aproveitado dessa fragilidade e se travestindo de cordeiros em pele de lobos.
Descrição: MATOS, Carmem Paula Aragão. História e expansão da Igreja Universal do Reino de Deus em Antônio Diogo. 2016. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1392
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_apamatos.pdf2016_mono_apamatos.pdf537,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.