Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1395
Título: Ações do enfermeiro na prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica a nível de Atenção Básica
Autor(es): Moraes, Eliane dos Santos de
Palavras-chave: Atenção Básica
Enfermeiro e paciente
Hipertensão
Data do documento: 9-Nov-2018
Citação: MORAES, E. S. (2018)
Resumo: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial que tem acometido indivíduos de todas as idades. Tornou-se um problema de saúde pública e tem sido causa elevada de morte, principalmente por doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. O objetivo do estudo foi identificar as ações do enfermeiro na Atenção Básica na prevenção e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica. Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados BDEnf e Scielo no período de setembro a novembro de 2018. Utilizou-se os descritores hipertensão arterial, atenção básica, assistência de enfermagem e ações em saúde. Foram incluídas publicações originais em textos completos, publicados no período de janeiro de 2012 a novembro de 2018, no idioma português, que abordassem o objetivo proposto para este estudo. Excluiu-se 12 artigos de revisão, 9 teses, 12 dissertações, 10 em língua estrangeira, 8 publicados em anais e 4 repetidos em mais de uma base de dados. A amostra final foi composta por 10 artigos. As principais ações desenvolvidas pelo enfermeiro encontradas na literatura foram: educação continuada, visitas domiciliares, atividades em grupo, utilizando múltiplas ferramentas, envolvendo os diversos profissionais da saúde, dentre outros. Assim, a enfermagem exerce um papel muito importante no que se refere à saúde da clientela no âmbito individual e coletivo, pois através da rede de atenção básica é possível realizar educação, promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde, promovendo ao usuário assistência integral e garantindo uma melhor qualidade de vida.
Descrição: MORAES, Eliane dos Santos. Ações do enfermeiro na prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica a nível de Atenção Básica. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1395
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_emoraes.pdf2018_mono_emoraes.pdf431,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.