Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/144
Título : A importância da religião africana, o amor pelo divino
Autor : Silva, Ana Letícia Ferreira da
Palabras clave : Religião afro-brasileira
Fecha de publicación : 2014
Citación : SILVA, A. L. F. da (2014)
Resumen : Esse trabalho vem abordar a visão da população de Redenção perante o divino, os cristãos para com os praticantes da religião africana e afro-brasileira. A religião é uma das bases da sociedade que está presente desde os primórdios da existência humana, sendo assim um objeto rico para análise. Dentro desse cenário, este trabalho consiste em investigar o divino que é visto pelas religiões referidas dentro do contexto “libertador” da cidade de Redenção. O desconhecimento da religião de matriz africana na cidade de Redenção é intrigante, pois a cidade foi a pioneira em libertar os escravizados no Brasil e desde então é conhecida como a cidade da liberdade, onde o campo libertador não é e nunca foi posto em prática. Se em Redenção existiam escravizados, com certeza eles exerciam suas religiões, sendo muitas vezes a cristã por terem sido muito bem “catequizados” pelos colonizadores da época, mas sempre com uma marca cultural africana. A pesquisa tem o objetivo de analisar as visões dos crentes, dos cristãos para com os que praticam a religião de matriz africana, e vice-versa. A metodologia utilizada nesse trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica e pesquisa do campo: visitas às casas de pais e mães de Santo e na pesquisa com os cristãos da cidade, sendo católicos e protestantes. Pretende-se assim entender como acontece e o que causa o estranhamento dentro dessa população que apesar de se dizer ligada à “cultura africana” nega a existência da religião na mesma.
Descripción : SILVA, Ana Letícia Ferreira da. A importância da religião africana, o amor pelo o divino. 2014. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2014
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/144
Aparece en las colecciones: Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_mono_alfsilva.pdf2014_mono_alfsilva.pdf513,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.