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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Brandão, Maria Luíza Carvalho Meireles | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-30T18:10:44Z | - |
dc.date.available | 2019-07-30T18:10:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-29 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, M. L. M. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1478 | - |
dc.description | BRANDÃO, Maria Luíza Carvalho Meireles. Território Conquistado: música de protesto e conscientização. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo foi escrito com o intuito de apresentar um estilo de música composto por mulheres e que a partir do seu engajamento como feministas negras passam a se posicionar neste meio buscando levar representatividade e empoderamento para meninas e mulheres negras. O objetivo é compreender os seus processos e como se desenvolvem as abordagens das vivências femininas negras e sua luta constantes expostas nas “músicas de protesto”. Desse modo, a utilização das músicas politizadas como uma possível ferramenta de resistência que compõe a partir dos contextos dessas mulheres, propõe uma inovação na forma de se discutir sobre temas como machismo, racismo, autoestima da mulher negra e sexualidade. São feitas análises de algumas composições do disco Território Conquistado da artista Larissa Luz, também observando entrevistas em que participou. A abordagem desse trabalho é qualitativa: passando pela fase exploratória relativa a autores(as) e cantoras que escrevem em meio a música de protesto, vivências femininas negras, empoderamento e opressões; e pelas análises de dados, sobre vida, concepções e músicas de Larissa Luz. Este trabalho ressalta a importância da inserção das mulheres negras dentro da música de protesto como um espaço em que se é pertinente levar pautas do feminismo negro, sobre resistência, empoderamento e também desigualdades, que por meio deste reverenciam nomes de mulheres relevantes para o processo identitário, assim afirmando que essas músicas contribuem para transformações sociais, além de ajudar no processo das meninas negras que passam a assumir suas identidades e sua cultura. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Canções de protesto - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Feministas negras - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Luz, Larissa - História | pt_BR |
dc.subject | Território conquistado - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | Território Conquistado: música de protesto e conscientização | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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