Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1496
Título: Português na Guiné-Bissau
Título(s) alternativo(s): sobre o estatuto da língua, seu ensino e a formação docente
Autor(es): Yurna, Albate
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Estatuto do português
Formação dos professores
Data do documento: 2018
Citação: YURNA, Albate (2018)
Resumo: O presente trabalho visa compreender o estatuto da Língua Portuguesa na GuinéBissau, país africano de língua oficial portuguesa. Sendo assim, a pesquisa estabelece como principais objetos: compreender a realidade do português na Guiné-Bissau, saber como se ensina o Português no contexto guineense e pesquisar sobre a formação de professores na Guiné-Bissau. Para tanto, elaboramos questionários que foram aplicados com professores de longa experiência da área, com fundamentação nos trabalhos de Couto e Embaló (2010), Antunes (2003), Scantamburlo (2013), Almeida Filho (2009) e Andrighetti e Schoffen (2012). A pesquisa se caracteriza metodologicamente como exploratória e bibliográfica. A partir dos dados levantados, especialmente dos depoimentos dos docentes entrevistados, percebe-se a ausência de formação específica dos professores para o ensino do português no contexto guineense e assim como ausência de política linguística que oriente a metodologia apropriada e a produção dos materiais didáticos à realidade local. Portanto, pode-se perceber, a partir dessas análises, a falta de uma sólida política educativa por parte dos governantes do país, num investimento na formação dos profissionais e na melhoria do sistema educativo, assim, para um ensino de qualidade.
Descrição: YURNA, Albate. Português na Guiné-Bissau: sobre o estatuto da língua, seu ensino e a formação docente. 2018. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Língua Portuguesa, Instituto de de Linguagens e Literatura – Ill (ceará), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1496
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBATE YURNA tcc artigo.pdf346,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.