Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1501
Título: Análise do processo de compras através do programa de aquisição de alimentos
Título(s) alternativo(s): PAA no município de Barreira - CE.
Autor(es): Lima Almeida, Marcus Vinícius
Palavras-chave: Administração Pública
Ciclo PDCA
Melhoria
Gestão por processos
Data do documento: 14-Jul-2018
Citação: ALMEIDA, M. V. L (2018)
Resumo: A gestão por processos leva em conta as inter-relações entre as várias partes componentes de uma organização, considerando que as organizações são formadas por um conjunto de processos inter-relacionados e interdependentes. Aliada às ferramentas de melhoria contínua, como o Ciclo PDCA, este tipo de gerenciamento possui uma alta eficácia na melhoria dos processos, e consequentemente, na melhoria da qualidade dos produtos oferecidos pela organização. Na administração pública, o domínio desta técnica pode levar as entidades públicas a renovarem seus processos sempre que necessários, elevando a qualidade de seus serviços e conquistando a confiança dos munícipes. O presente trabalho investiga como a gestão por processos juntamente com a metodologia do Ciclo PDCA podem melhorar os processos de compras de alimentos de uma prefeitura localizada no interior do Ceará através do Programa de Aquisição de Alimentos criado pelo Governo Federal. O objetivo geral do referido trabalho é testar a metodologia do “PDCA” na melhoria contínua dos processos. Tendo como justificativa a flexibilidade, a redução dos custos e a simplificação sem prejuízo dos controles que esta metodologia proporciona. Para isso, foram realizados um levantamento bibliográfico, pesquisa nos meios eletrônicos (internet) e uma entrevista com a integrante da equipe gestora do Programa na prefeitura estudada.
Descrição: ALMEIDA, Marcus Vinícius Lima. Análise do processo de compras através do programa de aquisição de alimentos: PAA no município de Barreira - CE.. 2018. 34 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, Instituto de Ciências Sociais Aplicáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1501
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_mvlalmeida.pdf2018_mono_mvlalmeida.pdf348,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.