Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1502
Título: Medidas de segurança pública, plano diretor e índice de violência no Vale do Jaguaribe
Autor(es): Domingos, Maria do Socorro da Costa
Palavras-chave: Segurança pública - Brasil
Violência
Gestão
Data do documento: 7-Jul-2018
Citação: DOMINGOS, M. S. C (2018)
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar índices da segurança pública e a adoção de medidas do gestor municipal da cidade de Limoeiro do Norte Ceará, entre o período de 2013 a 2017, comparando com os mesmos dados do Estado do Ceará e do Vale do Jaguaribe, no aspecto da evolução da criminalidade nessa região. O estudo está balizado na avaliação de dados estatísticos disponíveis no sítio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará SSPDS/CE e de dados apresentados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Por meio desses dados é possível verificar a evolução da criminalidade, em especial, no Estado do Ceará quanto no Vale do Jaguaribe, tendo em vista compreender um período econômico variado, entre 2000 e 2010 tenha sido bastante promissor na região, principalmente no setor agrícola com relevante implementação de empresas agrícolas na região do Vale e consequentemente do aumento de empregos. Já de 2012 a 2016, período de seca, de crise econômica e desemprego afetando diretamente o setor agrícola da região, por isso o objetivo desse trabalho é avaliar o índice de violência no Vale do Jaguaribe no aspecto dos crimes violentos, letal e intencional, crimes sexuais, furto, e crimes de violência contra o patrimônio. Conclui-se pelo estudo que há um aumento significativo de violência ao longo dos anos e que ainda não foi adotada política pública de inclusão social para combater como forma de combater ou reduzir a violência.
Descrição: DOMINGOS, Maria do Socorro da Costa. Medidas de segurança pública, plano diretor e índice de violência no Vale do Jaguaribe. 2018. 35 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1502
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_mscdomingos.pdf2018_mono_mscdomingos.pdf924,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.