Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1504
Título: Satisfação no ambiente de trabalho sob a ótica da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg: uma análise no setor de Convênios e Contratos Acadêmicos da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Viana, Israel Rodrigues
Palavras-chave: Ambiente de trabalho
Teoria dos Dois Fatores
Satisfação
Data do documento: 8-Jun-2019
Citação: VIANA, I. R. (2019)
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no setor de Convênios e Contratos Acadêmicos da Universidade Federal da Bahia, onde se pretendeu investigar por meio da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, a qual estabelece os fatores higiênicos e motivacionais como preponderantes a determinar o nível de satisfação no trabalho, à ligação entre satisfação e ambiente de trabalho entre os servidores da Universidade Federal da Bahia. Nesse sentido, foi elaborado um breve comparativo entre administração pública e privada e suas especificidades relacionadas à gestão de pessoas, como também um apanhado das teorias motivacionais existentes, as quais embasaram o estudo em tela. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de pesquisas em fontes secundárias, bibliográficas, documental, questionários e realização de entrevistas com servidores públicos do setor indicado para a realização da pesquisa. Os resultados demonstraram, portanto, a ausência de satisfação no que diz respeito aos fatores higiênicos, especificamente, nos quesitos benefícios sociais e remuneração, como também mostrou nenhuma insatisfação nos outros itens que compõem os fatores higiênicos, como instalações físicas, administração do setor (estilo de liderança) e relacionamento com os colegas, contudo, pela análise do grau de importância dada a estas questões, o percentual encontrado mostra que esses fatores não são suficientes para trazer plena satisfação aos servidores pesquisados, ainda que não estejam insatisfeitos com estes fatores. Já os fatores motivacionais que se referem ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si, no qual a presença deles produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Nesse ensejo, a pesquisa mostrou a presença de satisfação em todos esses itens avaliados, e a análise do grau de importância dada a essas questões mostram o quanto os servidores pesquisados acham de suma importância. Diante dos resultados obtidos chegamos à conclusão que o ambiente de trabalho contribui sim para a presença da não insatisfação, e logicamente, há a ligação sim entre os dois construtos, isto é, ambiente de trabalho e satisfação, contudo, o ambiente de trabalho não é por si só, suficiente para trazer plena satisfação ao colaborador.
Descrição: VIANA, Israel Rodrigues. Satisfação no ambiente de trabalho sob a ótica da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg: uma análise no setor de Convênios e Contratos Acadêmicos da Universidade Federal da Bahia. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1504
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_israelviana.pdf2019_mono_israelviana.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.