Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1505
Título: Análise descritiva das possíveis causas da elevação de preço do etanol hidratado no município de Goiânia, Goiás, Brasil
Autor(es): Silva, Adolfo Barbosa da
Palavras-chave: Álcool como combustível - Indústria - Goiânia
Mercados - Goiânia - Política de preços
Data do documento: 14-Mai-2018
Citação: SILVA, A. B. (2018)
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise descritiva dos possíveis fatores que contribuíram para o aumento do preço do litro de etanol hidratado vendido na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Em novembro de 2017, essa cidade registrou a maior alta no preço de venda do litro de etanol hidratado entre as capitais brasileiras. Esse aumento significativo chamou a atenção das autoridades de defesa do consumidor, de tal forma que elas ingressaram com uma ação civil pública acusando alguns postos revendedores de combustíveis de prática de preço abusivo. Além disso, o Estado de Goiás é o segundo maior produtor nacional de etanol, de modo que se esperariam preços mais baixos e maior consumo nos mercados consumidores locais, principalmente em Goiânia, que é um dos maiores centros consumidores de etanol do estado e é a 7º cidade brasileira com a maior frota de veículos. Com o objetivo de investigar as causas que elevaram o preço do etanol no município em questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar quais variáveis de mercado influenciam os preços do etanol hidratado. No presente estudo, essas variáveis analisadas foram: produção de etanol no Brasil e em Goiás; preço do petróleo no mercado internacional; preços do açúcar nos mercados interno e externo; preço da gasolina no Brasil e em Goiânia; preço de revenda de etanol no Brasil e em Goiânia; preço de distribuição de etanol em Goiânia; número de veículos na cidade de Goiânia; Alíquota de ICMS incidente sobre o etanol no Estado de Goiás. Os resultados sugerem que o aumento do preço do petróleo, e o consequente aumento no preço da gasolina comum, foram os fatores primordiais que desencadearam uma tendência de alta nos preços dos combustíveis durante o segundo semestre de 2017. Além disso, a queda na produção de etanol no Brasil e em Goiás, o aumento no número de veículos flex-fuel circulantes em Goiânia e a elevação do preço do açúcar no mercado interno também parecem ter contribuído para o aumento do preço do etanol. No entanto, o aumento da margem de lucro bruto médio de alguns postos de combustíveis e o aumento da alíquota do ICMS foi interpretado neste estudo como as causas principais que contribuíram para o aumento do preço médio de revenda do litro do etanol comercializado na cidade de Goiânia em novembro de 2017. Trabalhos posteriores poderão analisar como o valor do frete de etanol pode ter contribuído para elevar os preços, já que a distribuição de etanol é feita por caminhões que utilizam diesel como combustível e esse combustível também teve sua alíquota de ICMS aumentada no mesmo período em que o maior aumento no preço do etanol em Goiânia foi registrado.
Descrição: SILVA, Adolfo Barbosa da. Análise descritiva das possíveis causas da elevação de preço do etanol hidratado no município de Goiânia, Goiás, Brasil. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1505
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_adolfosilva.pdf2018_mono_adolfosilva.pdf556,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.