Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1506
Título: Anemia falciforme: assistência de enfermagem a crianças e adolescentes
Autor(es): Paixão, Roseane Conceição da
Palavras-chave: Anemia falciforme em crianças - Brasil
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 17-Nov-2018
Citação: PAIXÃO, R. C. (2018)
Resumo: Este estudo trata da assistência de enfermagem a crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme. Nessa perspectiva, o objetivo geral é descrever sobre a assistência de enfermagem a crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme, identificando o papel da equipe de enfermagem no cuidado holístico. É preciso que a equipe de enfermagem esteja preparada para identificar sinais e sintomas e realizar os devidos cuidados, mais para isso é preciso a implantação de programas de educação continuada. Optou-se pela revisão de literatura através das bases de dados como BVS, Scielo, Bireme, incluindo publicações entre os anos de 2000 e 2016, com os descritores DECS “Anemia falciforme” e “Cuidados de enfermagem”. Foram encontrados 1.567 artigos, sendo incluídos aqueles em língua portuguesa, que tratavam do tema e excluídos aqueles que não dispunham de publicação na íntegra ou duplicados. Deste processo, foram selecionados 87 artigos, dos quais apenas 13 foram incluídos na elaboração do estudo. Através deste estudo observou-se que a faixa etária mais acometida com a problemática varia entre 6º meses de vida e 16 anos de idade. Considera-se que a anemia falciforme é de grande relevância no Brasil, anualmente nascem 3.500 com a doença A.F,200.000 com traço falciforme, sendo 01 caso para 650 nascidos vivos e 01 portador com traço para 17 nascidos vivos, com incidência maior para as regiões norte e nordeste do pais. Desta forma, existe a necessidade de aprofundamento em estudos por parte dos profissionais de saúde abordando a temática para assim prestar assistência de melhor qualidade.
Descrição: PAIXÃO, Roseane Conceição da. Anemia falciforme: assistência de enfermagem a crianças e adolescentes. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1506
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_roseanepaixao.pdf2018_mono_roseanepaixao.pdf274,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.