Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1508
Título: Estudo da tarifa branca de energia elétrica
Título(s) alternativo(s): análise de viabilidade para unidades consumidoras residenciais
Autor(es): Cunha, Alysson Christian Dias
Palavras-chave: Energia elétrica
Economia de energia
ANEEL
Tarifa branca
Data do documento: 2018
Citação: CUNHA, A. C. D. (2018)
Resumo: Por conta do período de seca que o Brasil vem passando e o aumento da demanda por energia elétrica, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou a tarifa branca com o intuito que o consumidor economize e melhore o seu perfil de consumo. O presente estudo possui como objetivo apresentar os aspectos da modalidade tarifa branca, com suas principais características (vantagens e desvantagens), e realizar um estudo de caso, para categoria residencial, que possibilite verificar como consiste a mudança para tarifa branca e os principais pontos para serem analisados. Para a realização do estudo foi necessário fazer uma revisão bibliográfica a respeito da tarifa branca, no qual buscou-se algumas referências dispostas pelo órgão responsável pela tarifação no Brasil, ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Para avaliar a aplicabilidade da tarifa branca realizou-se um estudo de caso em uma residência, no qual observou-se alguns aspectos: consumo mensal de energia elétrica, horários de consumo e equipamentos elétricos existentes na casa. Verificou-se através do perfil do consumidor que não era viável aplicar a modalidade tarifa branca, pois seria necessária uma mudança no horário de consumo de alguns equipamentos. Algumas mudanças no horário de consumo foram realizadas, apenas de modo teórico, e por fim comparou-se as vantagens financeiras de se utilizar a tarifa branca em relação à tarifa convencional. Contudo, percebeu-se que para a utilização da tarifa branca é necessário manter um perfil de consumo de energia elétrica para que seja viável, pois caso contrário a conta de energia ficará mais cara do que tivesse utilizando a tarifa convencional. De modo geral a tarifa branca é uma ótima alternativa para redução de custos com a energia elétrica.
Descrição: CUNHA, Alysson Christian Dias. Estudo da tarifa branca de energia elétrica: análise de viabilidade para unidades consumidoras residenciais. 2018. 37 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1508
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_acdcunha.pdf2018_mono_acdcunha.pdf789,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.