Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1510
Título: A percepção ambiental de estudantes de ensino médio de uma escola pública no município de Palmácia, Ce
Autor(es): Cavalcante, Rodrigo de Almeida
Palavras-chave: Educação Ambiental
Homem
Meio Ambiente
Percepção Ambiental
Data do documento: 2018
Citação: CAVALCANTE, R. A. (2018)
Resumo: A Educação Ambiental promove meios de percepção e compreensão dos vários fatores que interagem no tempo e no espaço para modelar o meio ambiente. Este trabalho teve como temática a percepção ambiental dos estudantes do Ensino Médio na Escola Estadual Maria Amélia Perdigão Sampaio, localizada na cidade de Palmácia, no Ceará e pretende colaborar para o avanço das reflexões sobre os problemas ambientais existentes na comunidade escolar. A relevância desse estudo foi fazer uma análise sobre a concepção dos alunos em relação ao meio em que vivem e seus problemas ambientais, fornecendo informações para que eles compreendam a urgência de se preservar o meio ambiente, bem como se conscientizem sobre a importância da mudança de hábitos e atitudes para a melhoria da qualidade de vida dos seres vivos e do planeta. Dessa forma, nos dias 01 e 02 de agosto de 2018, um ԛuеѕtіоnárіо constituído por nove questões, oito delas de múltipla escolha e uma discursiva, foi aplicado a 90 аlunоѕ do Enѕіnо Médio com faixa etária de 15 a 18 anos (escolhidos aleatoriamente trinta de cada ano). Com a análise dos resultados, verificou-se que, de maneira geral, os alunos dos três anos avaliados apresentaram boa percepção ambiental na maioria das questões. Os discentes compreendem a necessidade de preservarem o ambiente onde vivem; todavia, carecem de meios mais eficientes que os façam entender a importância da mudança de hábitos e atitudes, para uma melhor qualidade de vida.
Descrição: CAVALCANTE, Rodrigo de Almeida. A percepção ambiental de estudantes de ensino médio de uma escola pública no município de Palmácia, Ce. 2018. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Piquet Carneiro, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1510
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_racavalcante.pdf2018_mono_racavalcante.pdf566,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.