Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1511
Título: Um olhar sobre a cidade de redenção: da história dos engenhos à invisibilidade da presença negra
Autor(es): Teixeira, Aline Moreira
Palavras-chave: engenhos - Redenção - Ceará
Cachaça
Abolicionismo
Negros
Data do documento: 2016
Citação: TEIXEIRA, A. M. (2016)
Resumo: Este trabalho é um estudo dos engenhos de aguardente e a sua inserção na cidade de Redenção. Partindo do histórico da ocupação da região, buscamos fazer um levantamento dos antigos engenhos de aguardentes e compreender como se procedeu a decadência desses engenhos vis-à-vis o processo de abolição, enquanto evento marcante da história local. Buscamos compreender como as representações deste evento nos monumentos da cidade contam sobre a presença negra no cotidiano do trabalho nos engenhos. A partir de pesquisas bibliográficas e de entrevistas realizadas com os descendentes e proprietários dos engenhos buscamos remontar a história local a partir da história oral como método.
Descrição: TEIXEIRA, Aline Moreira. Um olhar sobre a cidade de redenção: da história dos engenhos à invisibilidade da presença negra. 2016. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidaes e Letras-ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1511
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE MOREIRA TEIXEIRA TCC.pdf2016_mono_amteixeira.pdf893,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.