Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1512
Título: A afetividade como ferramenta nas práticas de saúde mental
Autor(es): Lima, Aline Pereira
Palavras-chave: Acolhimento
Saúde pública
Afetividade
Problemas mentais
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, A. P. (2018)
Resumo: No âmbito da Saúde Pública, a humanização precisa existir considerando a importância da afetividade para uma melhor qualidade na intervenção do paciente com problemas mentais, assim como deve ser o acolhimento apresentado como dispositivo de um modelo de atenção à saúde centrado no atendimento integral do sujeito possibilitando relações mais humanizadas entre usuários e trabalhadores. O presente trabalho buscou, através da pesquisa bibliográfica em diferentes artigos, discorrer sobre a opinião de autores como Zanini (2009), Ballarin (2011) e Vygotsky (1996) acerca das possibilidades que existem para que se possibilite ao paciente com problemas mentais um melhor atendimento e uma melhor compreensão de sua condição. Nesse âmbito, também buscamos analisar a participação da família como cuidadora, que é tida como importante aliada, sem a qual o profissional não consegue avançar nos objetivos propostos multidisciplinarmente. Porém, se por um lado o familiar tem no profissional um ponto de apoio constante que tem contribuído para delinear o cuidado, por outro lado os profissionais acham que a participação da família ainda é acanhada. Ressente-se do familiar no serviço, mas acredita necessitar investir mais no entendimento da dinâmica da família, na comunicação com a mesma. Portanto, conclui-se que as possibilidades de diminuir o sofrimento das pessoas com problemas mentais existem e já é uma realidade comprovada através das pesquisas aqui elencadas e que citam a música, o acolhimento e o afeto como os elos capazes de minimizar os efeitos drásticos para essas pessoas já tão sofridas.
Descrição: LIMA, Aline Pereira de. A afetividade como ferramenta nas práticas de saúde mental. 2018. 32 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1512
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_aplima.pdf2018_mono_aplima.pdf367,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.