Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1513
Título: Violência intrafamiliar contra idoso
Título(s) alternativo(s): um estudo sobre atuação do CREAS Alvorada
Autor(es): Albuquerque, Ana Paula Reges de
Palavras-chave: Assistência social
Velhice
Violência
Data do documento: 2018
Citação: ALBUQUERQUE, A. P. R. (2018)
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo descritivo sobre a violência intrafamiliar contra idosos. Tendo como objetivo principal avaliar se a atuação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS Alvorada, vem contribuindo para a superação de situações de violência dos idosos atendidos. Para tanto utilizamos como categorias centrais: a assistência social, a velhice e a violência. Foi apresentado um breve histórico sobre a construção da Política de Assistência Social, situando CREAS e a visão de alguns autores sobre velhice e violência. Como caminho metodológico utilizamos a pesquisa documental, tendo como fonte de coleta de dados as Fichas de Registros de Denúncias – FRDs, as quais nos permitiram verificar que a negligência é a violação mais denunciada, assim como apontar que o quantitativo de denúncias registradas na unidade é bem superior ao quantitativo de atendimentos. Os resultados da análise documental apontaram também que embora a atuação do CREAS ainda seja pouco expressiva, tem se mostrado bem eficiente na superação das situações de violência. Ademais é possível concluir que se faz necessário a união de esforços das famílias, do Estado e da sociedade par superar essa triste realidade de violência, a qual retira do idoso o direito a um envelhecimento digno.
Descrição: ALBUQUERQUE, Ana Paula Reges de. Violência intrafamiliar contra idoso: : um estudo sobre atuação do CREAS Alvorada. 2018. 36 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1513
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_apralbuquerque.pdf2018_mono_apralbuquerque.pdf871,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.