Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1525
Título: Análise dos estilos de liderança
Título(s) alternativo(s): um estudo de caso no campus da Universidade Federal do Ceará em Russas/CE
Autor(es): Silva, Francisco Deusivando Lemos
Palavras-chave: Liderança
Administração pública
Data do documento: 30-Jun-2018
Citação: SILVA, F. D. L. (2018)
Resumo: O trabalho analisa os estilos de liderança dos gestores de um Campus Universitário. O processo de liderança é essencial para o alcance dos objetivos individuais e organizacionais. É tido por muitos como uma verdadeira arte, sendo essencial tanto no âmbito das empresas privadas como no âmbito da administração pública. Diante desse cenário foram abordados conceitos sobre as diferentes teorias sobre o fenômeno da liderança. Dessa forma, os objetivos dessa pesquisa foram: analisar o perfil de liderança predominante na gestão do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas; identificar os estilos de liderança que caracterizam os gestores do campus da UFC em Russas; avaliar a percepção dos servidores em relação ao estilo de liderança exercido pelo gestores do Campus e sugerir qual o estilo de liderança ideal para a gestão de um Campus Universitário. Os resultados da analise permitiram mostrar a predominância de um estilo autocrático de liderança por parte dos gestores do Campus, confirmado por meio da percepção do grupo de colaboradores liderados por esses gestores. A adoção desse estilo de liderança reflete no dia a dia do Campus e na forma como os liderados exercem suas atividades e consequentemente atuam na busca por seus objetivos individuais e organizacionais.
Descrição: SILVA, Francisco Deusivando Lemos. Análise dos estilos de liderança: um estudo de caso no campus da Universidade Federal do Ceará em Russas/CE. 2018. 36 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Limoeiro do Norte - CE, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1525
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_fdlsilva.pdf2018_mono_fdlsilva.pdf823,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.