Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1527
Título: Envelhecimento e saúde
Título(s) alternativo(s): garantia do direito assistido
Autor(es): Valente, Vládna Laís Lima
Palavras-chave: Envelhecimento
Idosos
Assistência a Idosos
Políticas Públicas
Qualidade de Vida
Data do documento: 19-Mai-2018
Citação: VALENTE, V. L. L. (2018)
Resumo: O Brasil, caracterizado como um país de um percentual de pessoas idosas enorme deixa a compreensão que a população de forma geral estar se preocupando muito com a vivência de uma vida mais saudável e menos sedentária. De fato, entender que os todos os municípios, governos estaduais e federal, devem estar sempre buscando ainda mais melhorias e formas para garantia de assistir essa população que só vem aumentando é fundamental na perspectiva e qualidade de vida dos Indivíduos. Observando esse contexto viu se então a necessidade de questionar o porquê do descumprimento nessas ações para essa parte da população presente no município de Jaguaruana/CE. A pesquisa abordou de forma clara o sistema que o município dispõe, tendo como referência a comunidade do Assentamento Bela Vista, localizado na zona rural de Jaguaruana/CE. Percebe se que um bom número de idosos esbanja saúde e sanidade, porém alguns relatam que por conta da idade sofrem de algum tipo de doença e estes utilizam remédios, todos os idosos são motivados a participarem de programas sociais assim como afirmam ter visita domiciliar por parte dos agentes de saúde e em casos mais graves da equipe médica, mas gostariam que houvesse uma melhoria na estrutura do prédio onde os atendimentos são realizados e no número de vezes em que esse atendimento acontece. Por fim, não somente a rede sócio assistencial como as outras unidades de atendimento para esse público necessita de mais atenção dos órgãos municipais, estaduais que por várias vezes deixam a desejar em relação a devida assistência que a população necessita, acredita se que uma das formas do município de Jaguaruana conseguir um êxito maior para o atendimento desse grupo seja um melhor investimento nas políticas que asseguram os direitos dos mesmos.
Descrição: VALENTE, Vládna Laís Lima. Envelhecimento e saúde: garantia do direito assistido. 2018. 20 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Limoeiro do Norte - CE, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1527
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_vllvalente.pdf2018_mono_vllvalente.pdf310,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.