Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
Título: Ações protetivas às famílias em estado de vulnerabilidade social
Título(s) alternativo(s): um enfoque nas medidas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Maracanaú - Ce
Autor(es): Cunha, Ana Kelle Rodrigues
Palavras-chave: Proteção Social
Assistência Social
Políticas Públicas
CREAS
Data do documento: 2018
Citação: CUNHA, A. K. R. (2018)
Resumo: A Constituição brasileira determinou a universalidade de acesso à Assistência Social, para todos que dela necessitarem. A partir dessa promulgação passou-se ao desenvolvimento e implantação de políticas mais efetivas na área da Assistência Social, regulamentando e normatizando ações que impulsionaram a criação de unidades de prestação de serviços. Com o objetivo de garantir a proteção social de indivíduos em estado de vulnerabilidade e violação de direitos, foram instituídos os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O estudo que se inicia tem por objetivo geral analisar o processo de atendimento aos usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social da cidade de Maracanaú- CE, identificando a legislação que norteia e regulamenta a prestação do serviço. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo, e concretiza-se com um estudo de caso que explicita o desenho do processo de atendimento na unidade. Em linhas gerais concluiu-se que as famílias, ainda, associam o atendimento do CREAS a uma obrigação, negativando a imagem da unidade, mas aos poucos há a preocupação de todas as unidades em modificar essa percepção, dando-lhe o significado de órgão de proteção. Entretanto pelas demandas encontradas e pelo número de habitantes do Município estudado não há interesse do ente federativo na criação de mais unidades do CREAS, necessárias relegando a ampliação da oferta dos serviços socioassistenciais a um segundo plano.
Descrição: CUNHA, Ana Kelle Rodrigues. Ações protetivas às famílias em estado de vulnerabilidade social: um enfoque nas medidas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Maracanaú - Ce. 2018. 41 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Icsa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA KELLE RODRIGUES CUNHA TCC.pdf2018_mono_akrcunha.pdf635,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.