Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1554
Título: O controle social no Sus
Título(s) alternativo(s): a importância da participação da população no Conselho de Saúde
Autor(es): Costa, Ana Rochelly Silva
Palavras-chave: Conselhos de saúde - Brasil
Participação Social
Sistema Único de Saúde - SUS
Controle Social
Data do documento: 2018
Citação: COSTA, A. R. S. (2018)
Resumo: A presente pesquisa busca analisar, através das produções bibliográficas, a participação da sociedade civil nos Conselhos de Saúde. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. Na operacionalização dessa revisão, utilizamos as seguintes etapas: seleção das questões temáticas, estabelecimento dos critérios para a seleção da amostra, representação das características da pesquisa original, análise dos dados, interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Depreende-se, portanto, que o controle social no SUS tem como principais atores sociais, os usuários, também chamados de sociedade civil, que utilizam os serviços oferecidos pela política de saúde e a partir desse uso, mais do que qualquer outro segmento, é capaz de perceber as carências, dificuldade e desafios ainda presentes na implementação da Saúde no Brasil, é todavia, através desses atores que se pode pensar em um serviço mais eficaz, que atenda as demandas da sociedade usuária de forma qualificada. Apesar de ainda ser um tema pouco debatido e com um baixo número de publicações, os estudos já realizados trazem características essenciais para se compreender a importância da participação social e controle social no SUS. Revelou diferentes olhares sobre a prática no que se refere aos conselhos de Saúde e aos diferentes modos de participação, principalmente na atenção primária à Saúde, que é a porta de entrada do SUS
Descrição: COSTA, Ana Rochelly Silva. O controle social no Sus: a importância da participação da população no Conselho de Saúde. 2018. 28 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - Ics, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1554
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA ROCHELLY SILVA COSTA TCC.pdf2018_mono_arscosta.pdf362,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.