Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1582
Título: Concepções da produção eólica e contribuição para matriz energética do Estado do Ceará
Autor(es): Vieira, Angelica Maria Nazario
Palavras-chave: Energia Eólica - Brasil
Energia Eólica - Ceará
Potencial Eólica
Data do documento: 2018
Citação: VIEIRA, A. M. N. (2018)
Resumo: A energia é imprescindível para o crescimento econômico e promoção de qualidade de vida. Os recursos utilizados para a geração de energia marcham rumos a escassez, devido à enorme exploração e impactos negativos quanto as questões ambientais. Diante desse panorama, é necessário a buscas e incentivos por fontes de energia renovável e limpa. A fonte eólica apresenta-se como boa alternativa no brasil, principalmente na região nordeste. Esse trabalho pauta-se em apresentar o ganho na matriz energética do estado do Ceará desde a instalação de parques eólicos. A pesquisa é desenvolvida por meio de levantamentos bibliográficos e objetiva apresentar o crescimento energético do estado como também os impactos ambientais causados pela produção deste tipo de energia. Os estudos teóricos encontram-se baseados em informações e relatórios de agências vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) o caso da ANNEL, como também em associação sem fins lucrativos (ABEEólica e CCEE), agência e órgão do governo do Ceará (ADECE e IPECE). O Brasil até o ano de 2017 apresentava um total de 511 parques eólicos com geração 12,7 GW de capacidade instalada com participação de 7,91 % na matriz energética brasileira. O estado do Ceará também contribui para com a matriz energética do país e estado, com 70 parques eólicos correspondente a 1.842.164 kw de potência outorgada, terminando o ano mencionado com uma produção de 718,6 MW médio de energia eólica, contribuindo com 46,5% da capacidade de produção do estado. O estado nordestino foi o pioneiro na produção comercial de energia adquirida pela força dos ventos e contribui de forma significativa para a porcentagens nacional, já que o mesmo disputa a liderança com os estados do Rio grande do Norte, atualmente o líder no Ranking nacional e o estado da Bahia em segundo. O crescimento da energia eólica no estado do Ceará em grande parte é devido sua localização geográfica, o que lhe permiti ser bastante favorecido pelos ventos, além do incentivo do governo estadual. É notável o crescimento dessa fonte de energia ao longo dos anos, em 1999 os parques eólicos correspondiam a 15 MW de potência média instalada em 2017 produz 718 MW, de energia eólica, isso se deve também, ao fato da criação do PROINFA, pois alavancou e promoveu um incremento para o surgimento de outras fontes renováveis na matriz energética brasileira.
Descrição: VIEIRA, Angelica Maria Nazario. Concepções da produção eólica e contribuição para matriz energética do Estado do Ceará. 2018. 39 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - Ieds, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Limoeiro do Norte, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1582
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELICA MARIA NAZARIO VIEIRA TCC.pdf2018_mono_amnvieira.pdf788,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.