Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1585
Título: A reforma psiquiátrica e a restruturação da assistência
Título(s) alternativo(s): marco histórico e desafios da política de saúde mental no Brasil e no Ceará
Autor(es): Adeodato, Antônia Iara
Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica
Serviço de Saúde Mental - Brasil - Legislação
Política de saúde mental - Brasil
Reestruturação da Assistência a Saúde Mental
Data do documento: 2018
Citação: ADEODATO, A. I. (2018)
Resumo: Neste trabalho, busca-se discutir a constituição da Política de Saúde Mental, destacando sua trajetória e seu arcabouço político-normativo no cenário brasileiro e cearense. De modo particular, pretende-se: 1) identificar o contexto político e social de formulação e implementação da atual política de assistência psiquiátrica; 2) promover uma reflexão sobre os propósitos e as ações que orientam a Reforma Psiquiátrica brasileira; 3) avaliar o processo de estruturação da assistência psiquiátrica no cenário cearense e brasileiro; 4) realizar um levantamento da legislação relacionada à Política Nacional de Saúde Mental. Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico e integrativo com abordagem sistematizada e qualitativa. Os resultados apontaram que na década de 1990 a sociedade brasileira passou por significativas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. Neste período, a Reforma Psiquiátrica se tornou política pública no Brasil, sucedendo um conjunto de ações governamentais nas três esferas federativas. Contudo, verifica-se que embora tenha ocorrido a diminuição das internações psiquiátricas e a ampliação dos serviços substitutivos, os equipamentos da rede de atenção psicossocial enfrentam muitos desafios para seu efetivo funcionamento. Neste sentido, conclui-se que apesar da reorientação do modelo de assistência psiquiátrica encontrar-se em estágio avançado, as práticas representativas do paradigma hospitalocêntrico ainda estão presentes no cotidiano dos portadores de transtornos mentais, sendo corroboradas, inclusive, com uma série de medidas político-jurídicas de restrição de direitos.
Descrição: ADEODATO, Antônia Iara. A reforma psiquiátrica e a restruturação da assistência: marco histórico e desafios da política de saúde mental no Brasil e no Ceará. 2018. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - Ics, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1585
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA IARA ADEODATO TCC.pdf2018_mono_aiadeodato.pdf229,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.