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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1587
Título: | A EJA e os princípios da educação popular |
Título(s) alternativo(s): | demandas históricas e políticas para a consolidação de uma educação pautada para a cidadania |
Autor(es): | Lima, Antônia Flaiana Cabral da Silva |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Desigualdade Movimento Negro Educação popular |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | LIMA, A. F. C. S. (2018) |
Resumo: | O presente trabalho visa dar ênfase as contribuições da Educação Popular na constituição da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que mediante a constatação da desigualdade social contribuiu de modo direto para o analfabetismo no Brasil levando a negação do direito à educação aos considerados subalternos da sociedade. Com os avanços do corpo social, houve a necessidade de alfabetizá-los, fazendo emergir políticas públicas para atender o objetivo, que, tardiamente, conduziu estes indivíduos ao espaço formal da Educação de Jovens e Adultos, conquistado pela luta dos movimentos sociais. Uma Educação formal que ao longo da sua história sofreu rupturas, descontinuidade e o mascaramento de seu projeto educacional, e que afeta, até hoje, as práticas pedagógicas devido a proposta de ensino inadequada aos sujeitos desse espaço os impedidos de se enxergarem como sujeitos sociais e como consequência a não garantia de sua plena cidadania. A pesquisa, portanto, foi desenvolvida pelo método qualitativo com análises bibliográfica e exploratória, e pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos da EJA. Conclui-se que, fazendo relação entre a teoria e a realidade, os princípios da Educação Popular têm muito a cooperar para as práticas pedagógicas no EJA, uma vez que dialoga com a realidade de seus indivíduos em diversos aspectos, por mais que haja desafios para sua efetivação – que são possíveis de serem passados. |
Descrição: | LIMA, Antônia Flaiana Cabral da Silva. A EJA e os princípios da educação popular: demandas históricas e políticas para a consolidação de uma educação pautada para a cidadania. 2018. 55 f. Monografia (Especialização) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Instituto de Humanidaes e Letras-ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1587 |
Aparece nas coleções: | Monografias de graduação |
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