Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1590
Título: Tecnologias sustentáveis como ferramenta de gestão hídrica no semiárido nordestino
Título(s) alternativo(s): o caso do bioágua
Autor(es): Silva, Antônio Elves Barreto da
Palavras-chave: Água - Conservação
Recursos hídricos
Água - Reúso
Alimentos - Produção
Sustentabilidade
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, A. E. B. (2018)
Resumo: A água constitui-se como elemento essencial para a manutenção da vida no planeta. Participa de todos os processos metabólicos em animais e plantas. O semiárido brasileiro é marcado e conhecido por escassez de recursos hídricos, existindo uma série de questões ambientais e históricas envolvidas. Dessa forma, é importante avaliar e propagar tecnologias que otimizem o uso desse recurso, contribuindo, principalmente para sustentabilidade e qualidade de vida da população que reside nesse contexto. Esta pesquisa é de natureza básica e teve como objetivo analisar a tecnologia de reuso de água denominada bioágua enquanto mecanismo de gestão de recursos e sua contribuição na produção de alimentos. Por meio de literatura sobre o tema, construiu-se uma matriz SWOT da tecnologia, abordando seus aspectos positivos e negativos. Conclui-se que a tecnologia se apresenta como uma boa alternativa para o semiárido, necessitando de mais pesquisas sobre o assunto e sua real viabilidade técnica-econômica.
Descrição: SILVA, Antônio Elves Barreto da. Tecnologias sustentáveis como ferramenta de gestão hídrica no semiárido nordestino: o caso do bioágua. 2018. 27 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - Ieds, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1590
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO ELVES BARRETO DA SILVA TCC Especialização.pdf2018_mono_aebsilva.pdf448,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.