Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1612
Título: Juventudes e segurança pública
Título(s) alternativo(s): o perfil das vítimas de homicídio no Maciço de Baturité/Ce e os desafios para as políticas públicas de prevenção à violência em Redenção.
Autor(es): Silva, Antônio Micael Pontes da
Palavras-chave: juventude
violência
segurança pública
segurança pública
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, A. M. P. (2018)
Resumo: Este artigo tem como objetivo traçar alguns apontamentos críticos sobre a juventude atravessada pela violência letal no município de Redenção-CE a partir de dados estatísticos de mortalidade violenta tendo como plano de fundo o processo de “interiorização” da violência, que caminha junto com a “nordestinação” dos homicídios. Fez-se uso de entrevistas semiestruturadas com profissionais da assistência social, operadores do direito e agentes da segurança pública no Maciço de Baturité e da análise de dados feita pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH/UNILAB). Constatou-se a ausência e precarização de programas e ações socioassistenciais e de políticas públicas voltada para as juventudes em condição de vulnerabilidade, risco e pobreza. Dessa maneira, observa-se a necessidade de abordar questões de política pública de segurança pública de modo intersetorial e dentro de uma concepção mais ampliada, não centrada nas atividades policiais de repressão e investigação, mas nas redes de proteção social e de administração de conflitos. Cresce a importância de articular os serviços e projetos de prevenção e enfrentamento da violência e proteção à vida tomando as juventudes como protagonistas da cena social.
Descrição: SILVA, Antônio Micael Pontes da. Juventudes e segurança pública: o perfil das vítimas de homicídio no Maciço de Baturité/Ce e os desafios para as políticas públicas de prevenção à violência em Redenção.. 2018. 27 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades - Ih, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1612
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO MICAEL PONTES DA SILVA TCC.pdf2018_art_ampsilva.pdf605,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.