Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1614
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorTomaz, Antônia Maryene-
dc.date.accessioned2019-10-31T14:54:55Z-
dc.date.available2019-10-31T14:54:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTOMAZ, A. M. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1614-
dc.descriptionTOMAZ, Antônia Maryene. Análise das concepções e seus desdobramentos para formação de leitores críticos nas atividades do livro didático vontade de saber português do 8°ano do ensino fundamental. 2018. 18 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras-Ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções de leitura que atravessam o livro didático “Vontade de Saber”. Para isso temos como base teórica Peixoto (2007) que analisa o planejamento da aula de leitura contido no livro didático do ProJovem, com base nas concepções de leitura de Braggio (1992), com ênfase nas concepções de leitura, visto que o corpus se trata de material didático pensamos ser altamente importante para o nosso trabalho. Também usaremos as concepções de leituras da Braggio (1992) que nos apresentam as concepções de leituras e Circurel e Leurquin (2001) que faz apresentação de uma aula interativa de leitura. Metodologicamente faremos uma análise apurada de como se apresenta as concepções mecanicistas ou tradicional, psicolinguística, interacionista e sociopsicolinguistica nas atividades propostas pelo livro didático. Os resultados apontam que a maioria das atividades de leituras desenvolvida pelo livro didático utiliza a concepção tradicional, sendo essa uma concepção que se baseia na teoria behaviorista, no qual a língua tem a função apenas de expressar os pensamentos, sendo assim vemos que isto implica na interação entre o leitor o e na formação dos leitores, pois se torna apenas repetidores de frases e parágrafos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcepções de leituraspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleAnálise das concepções e seus desdobramentos para formação de leitores críticos nas atividades do livro didático vontade de saber português do 8°ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANTÔNIA MARYENE TOMAZ TCC Artigo.pdf2018_art_amtomaz.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.