Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1614| Título: | Análise das concepções e seus desdobramentos para formação de leitores críticos nas atividades do livro didático vontade de saber português do 8°ano do ensino fundamental |
| Autor(es): | Tomaz, Antônia Maryene |
| Palavras-chave: | Concepções de leituras Leitura Material didático |
| Data do documento: | 2018 |
| Citação: | TOMAZ, A. M. (2018) |
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções de leitura que atravessam o livro didático “Vontade de Saber”. Para isso temos como base teórica Peixoto (2007) que analisa o planejamento da aula de leitura contido no livro didático do ProJovem, com base nas concepções de leitura de Braggio (1992), com ênfase nas concepções de leitura, visto que o corpus se trata de material didático pensamos ser altamente importante para o nosso trabalho. Também usaremos as concepções de leituras da Braggio (1992) que nos apresentam as concepções de leituras e Circurel e Leurquin (2001) que faz apresentação de uma aula interativa de leitura. Metodologicamente faremos uma análise apurada de como se apresenta as concepções mecanicistas ou tradicional, psicolinguística, interacionista e sociopsicolinguistica nas atividades propostas pelo livro didático. Os resultados apontam que a maioria das atividades de leituras desenvolvida pelo livro didático utiliza a concepção tradicional, sendo essa uma concepção que se baseia na teoria behaviorista, no qual a língua tem a função apenas de expressar os pensamentos, sendo assim vemos que isto implica na interação entre o leitor o e na formação dos leitores, pois se torna apenas repetidores de frases e parágrafos. |
| Descrição: | TOMAZ, Antônia Maryene. Análise das concepções e seus desdobramentos para formação de leitores críticos nas atividades do livro didático vontade de saber português do 8°ano do ensino fundamental. 2018. 18 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras-Ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1614 |
| Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ANTÔNIA MARYENE TOMAZ TCC Artigo.pdf | 2018_art_amtomaz.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.