Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1614
Title: Análise das concepções e seus desdobramentos para formação de leitores críticos nas atividades do livro didático vontade de saber português do 8°ano do ensino fundamental
Authors: Tomaz, Antônia Maryene
Keywords: Concepções de leituras
Leitura
Material didático
Issue Date: 2018
Citation: TOMAZ, A. M. (2018)
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções de leitura que atravessam o livro didático “Vontade de Saber”. Para isso temos como base teórica Peixoto (2007) que analisa o planejamento da aula de leitura contido no livro didático do ProJovem, com base nas concepções de leitura de Braggio (1992), com ênfase nas concepções de leitura, visto que o corpus se trata de material didático pensamos ser altamente importante para o nosso trabalho. Também usaremos as concepções de leituras da Braggio (1992) que nos apresentam as concepções de leituras e Circurel e Leurquin (2001) que faz apresentação de uma aula interativa de leitura. Metodologicamente faremos uma análise apurada de como se apresenta as concepções mecanicistas ou tradicional, psicolinguística, interacionista e sociopsicolinguistica nas atividades propostas pelo livro didático. Os resultados apontam que a maioria das atividades de leituras desenvolvida pelo livro didático utiliza a concepção tradicional, sendo essa uma concepção que se baseia na teoria behaviorista, no qual a língua tem a função apenas de expressar os pensamentos, sendo assim vemos que isto implica na interação entre o leitor o e na formação dos leitores, pois se torna apenas repetidores de frases e parágrafos.
Description: TOMAZ, Antônia Maryene. Análise das concepções e seus desdobramentos para formação de leitores críticos nas atividades do livro didático vontade de saber português do 8°ano do ensino fundamental. 2018. 18 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras-Ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1614
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIA MARYENE TOMAZ TCC Artigo.pdf2018_art_amtomaz.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.