Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1618
Title: Impacto dos agrotóxicos na contaminação da cultura do milho (zea mays l.) e dos recursos hídricos do Município de Acarape-Ce.
Authors: Pinheiro, Ana Isabel
Keywords: Milho - Cultivo
Agrotóxicos - Cultivo do milho
Milho - Agrotóxico - Contaminação
Acarape - Recursos hídricos
Milho (Zea mays L.)
Issue Date: 2018
Citation: PINHEIRO, A. I. (2018)
Abstract: O uso intenso de agrotóxicos na agricultura produz uma série de consequências negativas para os produtores agrícolas e consumidores. Dessa forma é necessário que sejam avaliados os riscos que estes produtos trazem à saúde humana. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o grau de contaminação de corpos hídricos e produtos agrícolas, resultantes do uso de agrotóxicos na agricultura do município de Acarape-CE, Brasil. Para isso, foi realizado um levantamento dos principais agrotóxicos utilizados pelos trabalhadores rurais na região de estudo. A partir deste levantamento, foram coletadas informações sobre as características e as propriedades físico-químicas dos compostos, as quais foram obtidas no banco de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Pesticides Properties Database (PPDB). Para a avaliação do potencial de contaminação dos agrotóxicos identificados, foi utilizado o método GOSS, para águas superficiais. Em seguida, foi feita a coleta de amostras de água e produtos agrícolas cultivados na região. A coleta da água foi realizada na Barragem Assentamento Pompeu da região, em três pontos distintos. O produto agrícola eleito como objeto dessa pesquisa foi o milho (Zea mays L.), e deste, foram coletadas três amostras para análise. Depois das coletas, foram realizadas as análises experimentais, aplicando os métodos de preparo e extração de resíduos de amostras de água e amostras de milho. Para a extração das amostras de água, foi empregado o método de Microextração em Fase Sólida (SPME); para a preparação e extração de amostras do milho, foi utilizado o método QuEChERS (quick, easy, cheap, effective, rugged, and safe). Esses métodos foram utilizados associada a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (CGMS), para a detecção de resíduos de agrotóxicos. De acordo com os resultados, foram detectados os compostos metalaxil e trifloxistrobina nas amostras de milho analisadas. Para o metalaxil, foram identificados valores de concentração maiores que o Limite Máximo de Resíduo (LMR) para o milho, porém, o consumo diário menor que o valor da Ingestão Diária Aceitável (IDA). Enquanto que, para a trifloxistrobina foram identificadas concentrações muito próximas do LMR para o milho e consumo diário per capita significativamente menor que o valor do IDA para esse composto. Esses compostos produzem efeitos de toxicidade crônica relevantes no homem e, portanto, devem ser objetos de monitoramento. Em relação à análise de resíduos de agrotóxicos em matriz aquosa, não foi detectado nenhum resíduo.
Description: PINHEIRO, Ana Isabel. Impacto dos agrotóxicos na contaminação da cultura do milho (zea mays l.) e dos recursos hídricos do Município de Acarape-Ce. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (masts), Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - Ieds, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1618
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA ISABEL PINHEIRO_dissertação.pdf2018_dis_aipinheiro.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.