Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1619
Título: Educação e sustentabilidade
Título(s) alternativo(s): um estudo sobre as práticas laborais sustentáveis com pessoas privadas de liberdade no Maciço de Baturité/Ce
Autor(es): Silveira, Ana Lúcia Nobre da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos.
Ressocialização
Privados de liberdade
Práticas laborais sustentáveis
Maciço de Baturité-Ce
Data do documento: 2018
Citação: SILVEIRA, A. L. N. (2018)
Resumo: O sistema carcerário no Brasil tem como finalidade proteger, reeducar e reintegrar o detento para o convívio em sociedade, devendo propor alternativas para superar a ociosidade dos privados de liberdade e, consequentemente, contribuir para a reabilitação, propiciando condições para o desenvolvimento de atividade laboral e/ou educativa para que o privado volte a integrar a sociedade, ciente do seu papel como cidadão responsável. Assim como na escola regular, o sistema prisional também se apresenta como reflexo da realidade de desigualdade social. A legislação brasileira assegura a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais e dispõe aos detentos o direito sobre a remissão de parte do tempo da pena por estudo e/ou pelo trabalho. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva investigar as contribuições da educação aliadas a práticas sustentáveis para as pessoas privadas de liberdade no Maciço de Baturité- CE. Metodologicamente, a investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, definida pela realização de um estudo de casos múltiplos, levando em conta as técnicas da observação direta e entrevistas com educandos privados de liberdade, docentes e agentes penitenciários das Cadeias Públicas das cidades de Capistrano, Pacoti e Ocara, localizadas no Maciço de Baturité/ CE. Os resultados do estudo apontam para a existência da abordagem da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem, através das práticas pedagógicas do ensino da educação de jovens e adultos, promovendo as ações laborais sustentáveis nas unidades prisionais e a superação da ociosidade, compreendendo que tais ações influenciam no processo de ressocialização dos privados de liberdade. As práticas sustentáveis e laborais nos cárceres envolvem interações dinâmicas e ações de incentivo, através da oferta educacional, desde o acesso e início dos estudos, pela participação das avaliações externas, assim como o êxito no ingresso universitário, repercutindo positivamente na reintegração social, além da promoção, por meio de temas transversais da educação ambiental e da condução da reutilização de materiais recicláveis, do cultivo de hortas socioeducativas, conduzindo o plantio e consumo de hortaliças na dieta alimentar, proporcionando diversos benefícios, principalmente resiliência diante das condições ambiental e local, corroborando para novos hábitos da comunidade carcerária.
Descrição: SILVEIRA, Ana Lúcia Nobre da. Educação e sustentabilidade: um estudo sobre as práticas laborais sustentáveis com pessoas privadas de liberdade no Maciço de Baturité/Ce. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (masts), Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - Ieds, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1619
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA LUCIA NOBRE DA SILVEIRA Dissertação.pdf2018_dis_alnsilveira.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.