Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1622
Título: Descrição preliminar da concordância nominal e verbal de terceira pessoa do guineense
Autor(es): Matche, Benibel Gomes Marques
Palavras-chave: Concordância nominal
Concordância verbal
Língua guineense
Língua portuguesa
Data do documento: 2017
Citação: MATCHE, B. G. M. (2017)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer a descrição da concordância verbal e nominal de terceira pessoa do singular e plural da língua guineense falada em Guiné-Bissau (crioulo/kriol), estabelecendo comparativo dessa língua com as duas modalidades de português: norma popular e norma culta do português brasileiro. Esta pesquisa, de natureza descritiva, baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística laboviana (LABOV, 1972, 1994). Para obtenção de dados reais, recorremos à aplicação de questionários escritos, com quatro informantes, sendo dois homens e duas mulheres, falantes da língua alvo da investigação. A análise preliminar revelou algumas semelhanças nas regras de concordância entre essa língua e o português popular brasileiro, sobretudo no apagamento de morfema (s), que indica o plural e a não flexão de verbo em algumas sentenças, como podemos observar a partir da relação entre o sintagma nominal e verbal.
Descrição: MATCHE, Benibel Gomes Marques. Descrição preliminar da concordância nominal e verbal de terceira pessoa do guineense. 2017. 20 f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras-Ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1622
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BENIBEL GOMES MARQUES MATCHE TCC Artigo.pdf2017_art_bgmmatche.pdf293,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.