Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1625
Título: Estado nutricional de crianças de 5 a 10 anos da cidade de Tabuleiro Do Norte-Ce.
Autor(es): Meneses, Beth Sebna da Silva
Palavras-chave: Antropometria - Brasil
Desnutrição
Eutrofia
Data do documento: 2018
Citação: MENEZES, B. S. S. (2018)
Resumo: O Estado Nutricional é a condição de saúde de um ser humano, na qual resulta do equilíbrio entre o que é ingerido e utilizado no organismo na forma de nutrientes. Portanto, o processo de avaliação do estado nutricional identifica características relacionadas a problemas nutricionais e tem como propósito classificar indivíduos malnutridos ou em risco nutricional. A verificação do risco nutricional neste sentido é necessária para obter um diagnóstico atualizado da situação alimentar e nutricional de uma população, suas tendências temporais e fatores associados, para cada fase do ciclo de vida, e é possível mediante os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). O objetivo foi avaliar o estado nutricional de crianças de cinco a dez anos, utilizando-se a base de dados disponíveis no SISVAN, fazendo comparação dos anos de 2014 a 2017. Foram utilizados dados provenientes de um sistema de informação oficial do Ministério da Saúde, disponíveis nas bases de dados do SISVAN, referente ao município do interior do Ceará, Tabuleiro do Norte, analisando indicadores Peso para Idade (P/I), Estatura para Idade (E/I) e Índice de Massa Corporal para Idade (IMC/I) referentes às crianças de cinco a dez anos. Em relação aos dados antropométricos, identificou-se prevalência de eutrofia em todos os anos estudados, porém o sobrepeso e a obesidade superaram a desnutrição nos índices antropométricos. Os resultados encontrados são semelhantes aos de Pelegrini et al., 2010 que avaliaram 2.913 crianças de sete a nove anos de idade residentes no Brasil e estimaram prevalência de eutrofia de 81,9% e 72,3%, respectivamente na região norte e sul e de sobrepeso de 13% e 17,5%.Os dados de sobrepeso também superaram aos encontrados em duas capitais da região Nordeste (Recife - 12,9% e Sergipe - 13,2%). Conclui-se que o excesso de peso apresenta-se elevado entre as crianças, assim como a desnutrição que, apesar de se manifestar-se em menor proporção, ainda se comporta como problema de grande relevância em saúde pública.
Descrição: MENESES, Beth Sebna da Silva. Estado nutricional de crianças de 5 a 10 anos da cidade de Tabuleiro Do Norte-Ce. 2018. 29 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - Ics, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Limoeiro do Norte, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1625
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BETH SEBNA DA SILVA MENESES TCC.pdf2018_mono_bssmenezes301,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.