Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1627
Title: Transferência linguística no processo de aprendizagem de português por falantes do crioulo da Guiné-Bissau
Authors: Dju, Bibiano Luis
Keywords: Transferência linguística
Crioulo
Aprendizagem da língua portuguesa por guineenses
Issue Date: 2018
Citation: DJU, B. L. (2018)
Abstract: Parte dos guineenses tem o crioulo como língua materna e aprendem o idioma como segunda ou terceira língua quando vão à escola. As dificuldades enfrentadas por eles, ao aprenderem a língua portuguesa, são uma realidade. Este trabalho objetivou investigar sobre essas dificuldades, dando ênfase às transferências linguísticas no processo da aprendizagem da língua portuguesa por falantes do crioulo da Guiné-Bissau. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico, associada à aplicação de questionário. Os resultados obtidos indicam que os guineenses, ao estudarem a língua portuguesa como segunda língua, realizam a transferência do crioulo para português, notadamente a do tipo negativo que, segundo a transferência negativa ocorre quando vários aspectos da língua materna do aprendiz são diferentes da segunda língua, e isso dificulta a aprendizagem, enquanto que a transferência positiva acontece quando os aspectos da L1 e L2 são semelhantes, facilitando, assim, a aprendizagem. (Isurin, 2005).
Description: DJU, Bibiano Luis. Transferência linguística no processo de aprendizagem de português por falantes do crioulo da Guiné-Bissau. 2018. 22 f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1627
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIBIANO LUIS DJU TCC Artigo.pdf2018_art_bldju.pdf539,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.